Dia 24 de março, celebra-se o Dia do Estudante.


De onde vem esse dia? Celebrar os Dias De, leva-nos a uma reflexão que sobrevoa o espaço e o tempo, para se deter na origem. Onde começou, que acontecimentos deram sentido à celebração ou à comemoração? Como é que esses acontecimentos impactaram a nossa realidade, em qualquer ponto do planeta? Sobrevoar a História, nacional ou internacional, é uma forma inteligente de viver o presente e apreender o futuro.

"Poderia o bater de asas de uma borboleta no Brasil causar um tornado no Texas?"

É o título e uma reflexão retirada de um artigo publicado em 1972. Esta teoria "O Efeito Borboleta" foi uma descoberta pelo Matemático Edward Lorenz em 1960. Deu origem a um filme, do mesmo nome.

Na nossa escola, foi dia de votação, um direito dos estudantes se exprimirem em relação ao orçamento participativo. 

É dia de celebrar um direito que, como todos os direitos, podemos desvalorizar, até ao dia em que possa infelizmente ser posto em causa. 

Foi também um dia de reflexão para algumas turmas. A reflexão do Tiago, do 8ºD, assumiu a forma de um marcador de livros.



Dia 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. 


Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até agora, mas também relembrar que ainda há muito por fazer. Causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física ou psicológica ou ainda o acesso à educação continuam atuais, pois em vários pontos do globo, as mulheres não têm esses direitos garantidos.

O Alexandre Ferreira, aluno do 8ºC, realizou este trabalho em homenagem a algumas mulheres marcantes da literatura infantojuvenil.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora