Biodiversidade da Manta Morta (Edição 2023)
Todas as turmas do 8º ano vieram à biblioteca ouvir a história de Gary Larson sobre a relação do Homem com a Natureza. Mais um ano em que a família de minhocas fez rir, rasgou alguns sorrisos, mas também nos fez refletir sobre o nosso lugar de seres vivos portadores de "preciosas espinhas dorsais". O tom é sarcástico e a mensagem certeira.
Seguiu-se a atividade experimental com os seres vivos encontrados na terra, o desenho científico (ou não...) e a classificação com a chave dicotómica. A partilha e o trabalho em grupo foi realizado num ambiente informal e descontraído.
As professoras de Ciências Naturais fizeram a ligação entre os conteúdos lecionados com a história e as fichas.
Todos os alunos consideraram que estas atividades fazem sentido para a aprendizagem que que se deviam repetir. Quando questionados sobre o que mais gostaram, a maioria diz que gostou e escolher um dos seres vivos encontrados para fazer o seu registo e desenho, mas que também apreciaram a leitura da história.
Para finalizar, aqui ficam alguns registos na primeira pessoa, apenas alguns:
"Eu acho que deveríamos voltar a repetir atividades como estas porque são atividades interessantes e ficamos sempre a aprender mais."
"Porque é uma forma de aprendermos, e termos aulas mais "divertida."
"É uma forma divertida e diferente de aprender, além de interagir com os colegas e professores."
"Sinto que ao realizar estas atividades a matéria fica mais explícita, considerando também que é muito divertido."